Órgão de Tubos
Almeida e Silva / Lobo de Mesquita

Elaborado na Europa, o Órgão instalado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Diamantina é o único integralmente construído no Brasil entre os anos de 1782 e 1787.

Foram os responsáveis por esta construção, o Padre Manuel de Almeida e Silva e José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita, este importante compositor foi o primeiro organista nomeado para tocar o instrumento, compondo e interpretando grande parte de sua obra.

O Órgão foi nomeado em homenagem a esses dois personagens históricos, sendo chamado e reconhecido por Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita. Outras personalidades diamantinenses, como Chica da Silva, João Fernandes de Oliveira e Padre Rolim, também contribuíram para a sua construção por meio de doação de recursos.

Um dos diferenciais do Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita é que sua confecção ocorreu em Minas Gerais, sua caixa é de cedro nacional e seu posicionamento é no centro do coro da Igreja, já que em geral os órgãos ficavam posicionados próximo às paredes.

Desde a década de 1950 o órgão encontrava-se mudo, até que por meio de um projeto apresentado pela Mitra Arquidiocesana de Diamantina no âmbito da lei Federal de Incentivo à Cultura em 2007, o Órgão foi integralmente restaurado e entregue a comunidade diamantinense em março de 2014, quando voltou a ser protagonista de memoráveis eventos, como o Festival de Musica Antiga de Diamantina, além do uso litúrgico.

Desde 2015, o organista diamantinense Evandro Archanjo em parcerias com a Agência Minhas Gerais Turismo, produtora do evento, e  a Venerável Ordem 3º de Nossa Senhora do Carmo promovem, dentro de um calendário anual, a apresentação deste magnífico instrumento com musicas eruditas. 

A primeira edição do Concerto do Órgão Histórico emocionou tanto as pessoas que relataram já terem  algum contato com o instrumento, quanto àqueles que o ouviram pela primeira vez. 

Junte-se a nós para um concerto extraordinário apresentando os sons magníficos do Órgão Histórico Almeida e Silva/Lobo de Mesquita.

Não perca a oportunidade de vivenciar a grandiosidade da música clássica em um ambiente histórico deslumbrante em uma noite de harmonia e inspiração!

Mais informações?

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento!