Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições de origens colonial e popular preservadas até hoje em Diamantina, as quais foram sendo incorporadas na Semana Santa ao lado dos cantos em latim, celebrações e procissões carregadas de beleza e emoção.
A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos e conta com momentos marcantes como a Bênção dos Ramos; o Ofício de Trevas; a Procissão do Encontro com a execução dos Motetos dos Passos; a encenação da Via Sacra pelas ruas do Centro Histórico; o Sermão do Descendimento de Jesus da Cruz e a Procissão do Enterro; encerrando-se no Domingo de Páscoa com a procissão do Santíssimo Sacramento que percorre os Tapetes Devocionais confeccionados com serragem pela comunidade e visitantes.
Uma das tradições mais antigas preservada em Diamantina é a Guarda Romana, que possui uma composição musical própria que marca a marcha e a evolução dos mais de 150 homens caracterizados como os antigos Romanos, que participam com destaque em vários momentos da Semana Santa.
Outra tradição é a confecção do Tapete Devocional com serragem colorida para a passagem da Procissão do Santíssimo Sacramento. Com certeza esse é o momento de maior participação e interação entre a comunidade e os visitantes que se dispõe de forma voluntária a recriar a tradição de origem portuguesa que saúda o Jesus Vivo.
Aproveite para conhecer o parque Estadual do Biribiri, as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela, a Vila do Biribiri, a Gruta do Salitre; os espaços culturais como a Casa da Glória, o Museu dos Diamantes o Mercado Velho e tantos outros com suas histórias e belezas únicas.
Conte conosco para vivenciar a Semana Santa em Diamantina!